Acidentes no ambiente profissional matam duas vírgula três milhões de pessoas no mundo todos os anos, segundo a Organização Internacional do Trabalho. E, junto com as doenças ocupacionais, eles são responsáveis pela perda de quatro por cento do Produto Interno Bruto na economia mundial. Para que empregadores e funcionários se conscientizem, principalmente na tentativa de poupar vidas, movimentos como o Abril Verde buscam divulgar o assunto.

Como o Movimento Abril Verde surgiu?

O Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho está marcado no calendário em 28 de abril. Desde o ano de 2003, a data ficou fixada por conta de um acidente grave que aconteceu em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

O acidente de trabalho foi marcado pela explosão de uma mina, que resultou na morte de 78 trabalhadores. Além dessa data, no dia 07 de abril é representado o Dia Mundial da Saúde.

Objetivo

O Abril Verde tem como objetivo conscientizar a população trabalhadora a respeito de saúde e segurança do trabalho, com o intuito de reduzir o número de acidentes de trabalho e problemas ocupacionais de saúde.

Falar sobre o Abril Verde é essencial em todas as empresas visto que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho.

Que dia é comemorado o abril verde?

28 de abril, mas se estende por todo o mês de abril

Por que a cor verde ?

A História do Abril Verde Para conscientizar a população, foi escolhida a cor verde para o mês de Abril, simbolizando a segurança trabalhista. Já o mês de Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de Abril.

Criado como um movimento de iniciativa da população, o Abril Verde conta com a participação voluntária e espontânea de pessoas que desejam apontar a necessidade para a implantação de uma nova cultura para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo é garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

Por que Abril ?

No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Em memória

Em 28 de abril nós lamentamos aqueles que morreram. No entanto, as mortes no trabalho também são um lembrete de que todos os níveis de governo são fundamentais para fazer mais por leis de saúde e segurança e vigorosamente julgar violações quando um trabalhador é morto ou gravemente ferido. É tempo de tratamento justo e igualitário perante a lei para mortes e acidentes de trabalho.