Todo mundo sabe como é bom ter plantas em casa e a vantagem de poder cultivar flores, temperos e plantas ornamentais em casa: elas limpam o ar, deixam o ambiente mais fresco e também deixam a casa mais colorida, além disso, mexer com plantas alivia muito o estresse do dia a dia.

Independente do tamanho da sua casa, é possível ter um lugarzinho para cultivar suas plantas. Neste post você vai aprender como fazer um jardim com materiais fáceis de serem encontrados e que cabem em qualquer lugar.

O segredo para cultivar plantas em pequenos espaços e varandas é fazer um jardim vertical, pois ele não irá interferir na circulação de pessoas se instalado em um local estratégico.

Painel de madeira

O modo mais comum de instalar um jardim vertical é com a instalação de um painel de madeira na parede. Ele é composto por várias tiras horizontais que servem para receber os ganchinhos com os vasos de plantas. Alguns painéis já vêm com os próprios cachepôs, facilitando ainda mais a realização da sua ideia.

Depois de decidir em que local você vai começar o seu jardim ou horta e como você vai organizar esse espaço, é hora de escolher as plantas certas! Toda planta gosta de uma certa quantidade de sol, sombra, água e umidade, então é importante escolher espécies que vão crescer bem no seu ambiente.

Se você acha que não vai ter muito tempo, habilidade ou paciência para cuidar de um jardim ou horta elaborado, existem opções de plantas que são bonitas e de fácil manutenção. Seja qual for a forma de jardim vertical que você escolher, mesmo que seja possível o uso de diversas plantas, opte sempre pelas mais simples de cuidar.

As suculentas são exemplos de plantas fáceis de se manter e que dão um toque especial em qualquer decoração. Elas têm formatos e cores variadas, gostam de sol e não precisam ser regadas com muita frequência. Aceitam vasos grandes e pequenos e dão oportunidade para uma infinidade de ideias e projetos.

Caso queira, hoje no mercado já existem os vasos auto irrigáveis, com um custo benefício bom eles possuem um reservatório de água e um sistema que mantem a humidade da planta. Caso opte por vasos comuns você vai precisar de um sistema de drenagem nos vasos, utilizando argila expandida e manta de feltro.

Então é só colocar a terra vegetal e acomodar sua plantinha ou tempero e cuidar com muito carinho.

TENHA PACIÊNCIA E NÃO DESISTA

Pode levar algum tempo até que as suas plantas fiquem bonitas e viçosas, ou até que a sua horta chegue no ponto de colheita. Tenha paciência para esperar o tempo certo de cada planta e entender como elas vão se comportar de acordo com os seus cuidados.

Um jardim vertical pode ser a solução que faltava para que sua casa se torne mais aconchegante e fresquinha. Gostou das dicas, mas ficou alguma dúvida? Então deixe um comentário aqui no post!