Em razão da pandemia de coronavírus, em 2020 a campanha Preserves será totalmente digital, com o tema “Perceba o risco, proteja a vida” (tema desenvolvido pelo Governo Federal). A iniciativa segue a orientação das autoridades para respeitar o distanciamento social, disponibilizando informações e orientações que auxiliem na proteção dos profissionais que não podem parar.

Foco da campanha

A campanha é focada na conscientização para redução de acidentes de trânsito e visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos.

De 11 de março a 26 de abril, a PRF registrou uma redução de 26% no número de acidentes em todo o Brasil, se comparado ao mesmo período de 2019. Os registros caíram de 8.251 para 6.070. Os acidentes graves caíram de 2.084 no ano passado para 1.659 nesse período de pandemia, uma redução de 20%. O órgão registrou também uma queda de 29% no número de feridos, que passou de 9.435 para 6.708. Isso significa dizer que são 2.727 pessoas feridas a menos, que poderiam necessitar de atendimento hospital, e 2.727 leitos a mais para quem precisa ser tratado da COVID-19.

Apesar da redução nas estatísticas, a Polícia Rodoviária Federal reforça a importância da obediência às leis de trânsito já que de 11 de março a 26 de abril, foram registrados 552 óbitos nas estradas federais brasileiras. O número é apenas 3% a menos do que o registrado em 2019.

Outra ação promovida pelo maio Amarelo é a Campanha de Doação de Sangue, que será realizada com o objetivo de contribuir com o aumento do estoque de sangue no estado, que já se encontram baixos. Durante a pandemia de coronavírus, o medo das pessoas em sair de casa tem impacto negativo nos estoques de sangue. Segundo a Fundação Hemominas, houve redução de cerca de 25% do número de doadores em relação ao mesmo período no ano passado, sendo que as doações serão feitas de forma controlada parar evitar aglomerações.

Site/Redes sociais/ Aplicativos de mensagens

A campanha Preserves será realizada por meio das redes sociais da empresa, site e por aplicativos de mensagens que chamarão a atenção dos colaboradores para o tema e orientações dos cuidados no trânsito e sobre doações de sangue.

 

Para agendamento de doação e mais informações acesse: http://www.hemominas.mg.gov.br/