A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, vem desde 2014 em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organizando nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

História

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.

O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela”, ou “yellow ribbon”, em inglês.

Campanha – Combater os estigmas é salvar vidas (slogan 2019)

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias, o que torna uma condição multifatorial.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje abrange o Brasil inteiro. Para isso o envolvimento de toda a sociedade é fundamental.

Na PRESERVES

Desde março de 2019 a Preserves, através do setor de RH, pensando na importância do bem-estar psicológico dos funcionários, está disponibilizando o serviço de psicologia. O colaborador pode buscar o atendimento, para falar sobre seus problemas pessoais e de relacionamento interpessoais na empresa.

O intuito de oferecer este benefício na Organização, é principalmente pensar na Saúde Integral

de nossos colaboradores e no valor que se pode agregar em sua qualidade de vida além do trabalho, o atendimento psicológico é uma maneira de humanizar as relações.

Clique aqui e assista ao vídeo da campanha

Como procurar ajuda?

 

Na Preserves: técnicos de segurança e psicólogo: 3541 5976 / 9 93002700 psicologia@preserves.com.br

 

Perto de você: CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais

Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)

________________________________________